Poesia Viva

domingo, fevereiro 05, 2006

Paixão por Lisboa...


Ontem, quando "postámos" algumas das nossas manias, esqueci-me de mencionar que tenho uma verdadeira "paixão" por Lisboa... Por isso, vou agora começar uma série de "posts" dedicados à nossa cidade... Estes primeiros poemas sobre a cidade no Inverno são antigos, de quando Lisboa era triste... Adequados, no entanto, à Invernia, aqui vão...




INVERNO EM LISBOA I

Lisboa chora lágrimas
de chuva,
correndo como rios
pelas colinas
embaciadas de cinzento.

É como se a terra
perdesse a alegria,
ficando sem magia
os morros
e os vãos de escada...

As portas de madeira
encanecida
rangem em dobradiças
que gemem ao girar.

Dois vultos
descem a rua,
curvados,
debaixo da chuva
que os fustiga
caíndo sem parar.



INVERNO EM LISBOA II

Em casa,
os rumores das crianças
agitam o anoitecer.

Frente à janela,
a paisagem
perde-se no escuro invernil
e passa do anil
à escuridão
da noite funda.

Ao longe,
brilham luzes distantes
de casas onde habitam
- quem sabe -
outras pessoas
com pensamentos solitários...


INVERNO EM LISBOA III

Descendo a rua
ouço
o tocar dos sinos
numa qualquer Igreja
que não vejo.

E, porque a não vejo,
talvez pudesse ser aquela
a minha Igreja,
onde o silêncio fresco
me rodeasse
com os seus braços finos
e irreais
e me desse
a paz reconfortante
tão sonhada.

Na rua,
o empedrado reflecte
o som dos meus passos
a caminho
do resto da minha vida...


INVERNO EM LISBOA IV

Ao amanhecer,
uma nuvem rósea
- enganadora -
dá-me a ilusão
de um bom tempo
fugidio
e anónimo.

O Sol
rompe de repente
a barreira do cinzento,
apenas para deixar saudades
do Verão...

Canta
um pássaro saudoso
a sua melopeia
triste,
cheia de encantos desvanecidos.


INVERNO EM LISBOA V

Desço uma rua,
subo uma outra...
Todas as árvores
parecem debruçar-se sobre mim.

Uma, mais solícita,
acaricia com dedos de vento
meus cabelos...

É Lisboa no Inverno...

Isabel

(fotos de Lisboa tiradas por Isabel)

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home