Poesia Viva

sexta-feira, janeiro 27, 2006

Em celebração (e gratidão!) - MOZART, 250 anos!

Imagem de Mozart criança
retirada da WIKIPÉDIA


Passam hoje 250 anos sobre a data de nascimento daquele que foi WOLFGANG AMADEUS MOZART. Maravilhosa presença que nos deixa um imenso rasto de beleza, harmonia e força, Mozart viverá para sempre no coração dos melómanos e a sua música ainda hoje continua a espalhar à sua volta alegria, luminosidade e o testemunho da sua genialidade.

Hoje, um Amigo nosso, o Carlos Rosado, chamava a atenção para o facto de que Mozart, que originalmente se chamava Wolfgang Theophilus Mozart, teria, já a meio da vida, decidido mudar de nome para Wolfgang AMADEUS Mozart. Ele perguntava-se o porquê desta mudança... Reflectindo um pouco, verificamos facilmente que o significado de ambos os nomes é quase idêntico - ambos significam amar a Deus ou ser Amigo de Deus... Mas o que poderia querer dizer mudar de um nome para outro, aparentemente com o mesmo significado último?

Enquanto que o primeiro nome tem origem GREGA, o segundo é quase a sua tradução LATINA. Qual terá sido a razão de fundo para a mudança? Quem poderá saber?
Mas uma coisa é certa, por vezes alguém quer mudar de nome (como os artistas, ou os místicos) para assim assinalarem o seu renascimento, uma espécie de novo "eu". Ora, a escolha de uma mudança de nome, em que o novo nome é quase a tradução do primeiro, poderá indiciar um "renascimento", mas fiel à ESSÊNCIA daquilo que já era.
Por outro lado, há a diferença entre "philia" (Amizade) e AMOR (amor). Será que, fiel às suas origens, houve mesmo assim uma caminhada gradativa, que o aproximou ainda mais da sua essência espiritual? Ou apenas um gosto súbito pela LATINIZAÇÃO do seu nome, relacionada com objectivos externos?

Imagem de Mozart adulto
retirada da WIKIPÉDIA


Talvez algum perito conheça estes detalhes, eu limito-me aqui a reflectir sobre eles deixando que a minha imaginação voe para aquele menino precoce cuja Alma parecia encerrar tantas surpresas maravilhosas!

Imagem de Mozart Menino tocando com o Pai e a Irmã,
retirada do site www.mozartproject.org


Perante um Mozart, esse Aquariano de excepção, que foi considerado uma das primeiras crianças prodígio, só posso sentir tanta gratidão! Aliás, perante os grande músicos, escritores, pintores, só posso sentir uma dívida tão grande, pois o mundo ficou muito mais belo com todas as suas criações. E a música de Mozart é uma das que mais se aproxima da grandiosidade e harmonia da Natureza.

Isabel

2 Comments:

  • At sábado, 28 de janeiro de 2006 às 23:24:00 WET, Blogger Jorge Moreira said…

    Uma divulgação que não consegui acompanhar. Este "iluminado" ser foi como uma estrela azul. É Magnífica, mas arde depressa.
    Na sua curta vida, deixou um legado para a humanidade impar.
    Amanhã o canal 2 vai passar uma Opera dele, "A Flauta Mágica" que retrata simbolicamente uma iniciação Maçónica.
    Beijinhos e votos de um bom domingo.

     
  • At sábado, 28 de janeiro de 2006 às 23:44:00 WET, Blogger Isabel José António said…

    Curioso, não sabíamos, mas ainda vimos um bocado! Mas, se queres a minha opinião, a MELHOR realização dessa magnífica ÓPERA (aqui, também no sentido ALQUÍMICO de OBRA - OPUS) é, de longe, a versão realizada e filmada por Ingmar Bergman: Em sueco, com legendas... De uma fidelidade à obra ímpar, mas com actores e público inigualáveis! Aí sim, tens toda a medida do simbólico e dos passos rituais... E o público (sobretudo os olhos, e sobretudo os de uma adolescente) vão sendo filmados nos momentos sinfónicos em que o pano está ainda descido... Também a filmagem dos actores nos bastidores, encarnando já os seus personagens ("persona" - MÁSCARA) é maravilhosa!

    Isabel

     

Enviar um comentário

<< Home