Poesia Viva

terça-feira, janeiro 17, 2006

Criatividade também é inovação de técnicas artísticas!


Este "post" é dedicado ao nosso querido Amigo João Machado, sem dúvida uma das pessoas mais criativas que conhecemos e que, sem sucumbir à tentação de "se imitar a si próprio", continua sempre a reinventar a Arte e a criar as suas próprias técnicas.

O João aprendeu a pintar aos dez anos com o conhecido pintor Português Rosa Mendes, que, entre outras coisas, lhe ensinou, através das técnicas tradicionais, a pintar a óleo e a fazer retrato. No entanto, e apesar dos retratos magníficos que ao longo da vida foi fazendo, qualquer coisa faltava para que ele sentisse a sua criatividade manifestar-se em pleno. A pintura a óleo tem uma técnica demasiado específica para favorecer a experimentação de alternativas... E ao fim de várias décadas de pintar a óleo eis o João Machado a "inventar" a sua própria técnica de colagem!


Não, não se trata daquelas colagens incipientes em que grandes figuras são recortadas inteiras e combinadas com outras... Com o João, a técnica evoluíu imenso e ele apenas utiliza retalhos de cores com os quais ele próprio desenha tudo aquilo que quer transmitir... Desde quadros naif, deliciosos, até paisagens que parecem pintadas, passando por aventuras no domínio do simbólico, tem criado um pouco de tudo.


No ano passado, o João conseguiu, com o apoio da Câmara do Bombarral, ir ensinar gratuitamente às crianças de todas as Escolas Básicas do Conselho a sua técnica. Ele próprio custeou os materiais de que as crianças e professores precisaram e, com o apoio meritório da Câmara, organizou-se um gigantesco concurso em que muitas dezenas, senão centenas de crianças, participaram, ganhando prémios didácticos. Que bom, ainda haver gente que se lembra de apelar à criatividade das crianças, e instituições autárquicas que as apoiem!


Infelizmente, não tenho em forma digital as imagens das suas mais expressivas colagens, mas reuni algumas das mais simbólicas para as colocar aqui. Por outro lado, recentemente, o João recomeçou a fazer escultura em vide - algo que já tinha experimentado há alguns anos. Dessas esculturas vou aqui mostrar duas, a "ROSA CRUZ" - magnífico símbolo da Caminhada Humana de Sacrifício e Auto-Transmutação - e o Cisne Negro, exemplo do que pode ser "re-inventado" a partir de materiais da própria Natureza.


Aqui fica o nosso abraço para o João, pedindo-lhe que nunca deixe de ter esta incrível coragem de desbravar terreno novo e de nos encantar com as suas novas criações!

Isabel e José António

(fotos de Isabel de obras de João Machado).

3 Comments:

  • At quarta-feira, 18 de janeiro de 2006 às 09:15:00 WET, Blogger Conceição Paulino said…

    vocês dizem: "criatividade também é(...)", eu diria:é principalmente. Obriagada por esta maravilhosa escoberta k me facultaram. Ao vivo os Ws devem ser muitíssimo belos.
    Um bom dia. Bjs e;)para vocês

     
  • At quarta-feira, 18 de janeiro de 2006 às 21:56:00 WET, Blogger Jorge Moreira said…

    Um Grande Abraço ao João Machado.
    Conheço bem a Beleza que irradia das mãos dele, e a generosidade de oferecer o quadro "o Zodíaco" ao Ramo Dharma, aqui no Porto, quando este Ramo comemorou os seus 50 aninhos.
    Bem hajas pelo esforço que tiveste de fazer, ao partilhares os teus conhecimentos com as Crianças. Sei o quanto enriquecedor é trabalhar com elas…
    Obrigado Isabelinha e José António por este post.

     
  • At segunda-feira, 23 de janeiro de 2006 às 10:27:00 WET, Blogger Isabel José António said…

    Querida Mãe,

    Ainda bem que veio visitar-nos!

    Também só ontem a descobrimos, e já gostamos tanto de si!

    Tenha muita força e confiança, tudo ficará bem. Dê paz ao seu coração e ele a sustentará.

    Um abraço,

    Isabel e José António

     

Enviar um comentário

<< Home