Poesia Viva

sexta-feira, novembro 11, 2005

Dos passeios à hora do almoço e das reflexões que provocam...

"Hoje, durante o passeio da hora de almoço, ocorreu-me uma questão e uma pergunta (que fiz a mim mesmo) e que gostava de partilhar convosco. Haverá possibilidade de quietude dentro de um espírito inquieto? E nesse instante, o que era mágoa, conflito e caos voltará a ser encontro, milagre e harmonia?E nesse questionamento deu conta que estava a observar a minha própria quietude e inquietude. É esta a partilha que hoje partilho."
João Firmino



Haverá possibilidade de quietude dentro de um espírito inquieto?

A pergunta é já formulada por Krishnamurti, quando faz alusão ao facto de que "a mente fragmentada" não consegue encontrar tranquilidade, a não ser que consiga "saltar para um outro nível", ultrapassar o nível fragmentado e dolorido e entrar num estado de contemplação que me parece muito próximo da observação que o João fez à hora de almoço.

No seu próprio questionamento, o João deu-se conta de que estava a observar a sua própria quietude e inquietude. Como se se visse de longe e, graças à inesperada distância, pudesse com grandeza de alma e perspectiva VER a realidade - e nesse mesmo acto de VER, está a quietude e a serenidade. Não se recusa nada, não se rotula nada, apenas se vê e tudo se transforma.
Isabel

2 Comments:

  • At sexta-feira, 11 de novembro de 2005 às 23:27:00 WET, Blogger joao firmino said…

    Parabéns pela iniciativa, embora casuística, mas é assim que muitas descobertas entram na História da Humanidade.

    Aos dois, Isabel e José António, muita inspiração e sentido apurado de intervenção.

    Finalmente, estamos em rede!!

    João Firmino

     
  • At domingo, 13 de novembro de 2005 às 11:31:00 WET, Blogger Conceição Paulino said…

    qnd nos despimos da mundanidade, da vida do dia a dia, qnd meditamos entramos num outro nível de ocnsciência em k é possível ver e saber. Pq somos estes, almas em corpos terrestres/matéria, mas nos re-ligamos a nosso eu superior. Bom domigo. Bj de luz e paz :)

     

Enviar um comentário

<< Home